PROJETOS

CMEI GALDINA BARBOSA SILVEIRA GUIMARÃES TURMA III – TURNO MATUTINO – ANO 2012 PROJETO: LÍNGUA PRA QUE TE QUERO? CARACTERIZAÇÃO DA TURMA Turma formada por 20 alunos, na faixa etária de 04 anos a 4 anos e meio; tendo uma criança com diagnóstico: Com duas professoras: Ivoni Soares Alves/ Vanúsia amancio JUSTIFICATIVA Ao iniciarmos a roda de conversa uma aluna não sentou e sim pulou, foi quando caiu e mordeu a língua ferindo-se gravemente, ao sair da sala para prestar socorro à mesma ao retornar, percebi que as crianças estavam muito eufóricas sobre o que aconteceria com a língua da colega. Na ocasião foram feitos muitos questionamentos pelas crianças daí resolvemos pesquisar sobre essa parte do corpo - A língua. Juntamente com os alunos traçamos uma listagem sobre os seus conhecimentos prévios e o que haveríamos de pesquisar. O QUE SABEMOS? A língua é importante para falar comer e mastigar, só temoa uma língua, Funções da língua,a língua dos animais é igual a nossa. O QUE QUEREMOS SABER? Importância da língua e cicatrização, É possível nos comunicar sem falar? Todas as línguas são iguais? Pessoas e animais? Animal fala? O QUE DESCOBRIMOS: A língua serve para falar, cantar, sentir o sabor e a temperatura dos alimentos, O nome das bolinhas da língua é papilas degustativas, É possível sim, nos comunicar sem falar. Através das variadas formas de linguagens: gestual (sinais), braile – para cegos, artes em geral, dança, imagens, As línguas não são iguais, existem pessoas com línguas grandes, pequenas, finas e grossas, Quanto aos animais a língua e a linguagem variam de acordo com a espécie. O papagaio e o periquito imita a fala dos seres humanos, O tamanduá é um dos animais que possui a maior língua, chega a medir 0,50 cm, Algumas cobras tem a língua dividida em duas, Conhecemos como se fala de 1 a 3, em três idiomas diferentes: japonês, tanzânea e inglês. Questionamentos junto às crianças durante uma roda de conversa. Professora – O que sabemos sobre a língua? Nesse momento uma criança mostrou a língua, apontando-a.. P - Sabem o que aconteceu com a colega? C1- cortou a boca e saiu sangue C2- ela caiu e cortou a língua C3- bateu com a boca no chão P- Porque ela caiu? C1- ela pulou C2- ela pulou C3- ela é teimosa P- O que a professora pediu para fazer no momento em que ela caiu? C1- sentar C2- levantar e sentar P- sentar onde? C3- no chão P- O que iam fazer sentados no chão? C1- fazer a roda P- O que normalmente fazem durante a roda? C1- contar história C2- conversar C3- jogar C4- cantar P- Para que serve a língua? C1- Para falar C2- para comer C3- para mastigar P- Mastigamos com a língua? C1- dentes P- Será possível falar sem língua? C1- não C2- se não tiver língua não tem como falar P- E aquelas pessoas que tem língua e não falam? Como elas fazem para se comunicar? As crianças fazem silêncio. P- De que é feita a língua? C1- sangue C2- água C3- carne C4- baba P- Ela é importante? C1- sim C2- serve para comer Foi desenhado no quadro duas línguas tendo como modelo a língua de dois alunos (José Walyson – grande e Lucas – pequena) Atividade – Foi entregue papel, lápis e coleção para que cada criança desenhasse a sua língua. Professora: A língua dos animais é igual a nossa? C1- não C2- a do passarinho é bem pequena C3- O leão tem a língua bem grande Para casa foi enviado uma atividade de pesquisa - Pesquisar em revistas, livros, jornais, internet e etc, figuras de línguas de pessoas e animais. - No dia seguinte ao analisarmos as figuras que trouxeram, perceberam que as línguas eram diferentes umas das outras. P – E aí crianças o que acharam das línguas são iguais? C1- não, é diferente. C2- é grandona C3- é pequenininha OBJETIVOS Pesquisar sobre a língua, Conhecer e reconhecer a importância e a função da língua para o ser humano e alguns animais, Perceber os diferentes idiomas. ESTRATÉGIAS Roda de conversa com os pais e/ou responsáveis, alunos e professoras, Entrevistas (surdo/mudo- norte americana) Pesquisa, recorte e colagem, Pintura com tinta guache, Modelagem com massa de modelar, Música, trava – línguas e parlendas, Vídeo, Literatura infantil – contação e recontação de história Uso da balança e fita métrica, para pesagem e medição dos alunos, Degustação de frutas ( pera, pêssego e ameixa). RECURSOS Figuras, frutas, revistas, papel ofício A4, cartolina, guache, laminado, crepon, coleção, tesouras, esponja, balança, fita métrica, livro paradidático, equipamento de som portátil, utensílios do faz de conta, máquina fotográfica, notbook, TV e DVD. AVALIAÇÃO Será avaliada a participação e interesse das crianças durante as rodas de conversa, atividades enviadas para casa e as de sala – participação individual e coletiva. Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Língua http://saude.hsw.uol.com.br/lingua PROJETO: O encarte subsidiando o letramento na Educação Infantil TURMA: Nível IV PROFESSORA: IVONI SOARES ALVES OBJETIVOS Ao final do projeto, espera-se que o aluno esteja apto a: • Identificar as letras do alfabeto e relacioná-las a palavras iniciadas por cada uma delas; • Diferenciar cada letra com signo e sons diferentes; • Reconhecer, nos vários meios de comunicação visual os diferentes tipos de letra; • Desenvolver um trabalho de reaproveitamento junto aos alunos; • Contribuir com a diminuição do lixo e transformá-lo em recurso pedagógico; • Possibilitar uma aprendizagem significativa. JUSTIFICATIVA Por estarmos com uma proposta de trabalho, voltada para o meio ambiente e perceber o ganho educativo proporcionado ao se trabalhar com rótulos e encartes bem como, a facilidade com que é descartado esse material, de modo que estaremos contribuindo na formação das crianças nas questões ambientais de forma prazerosa e educativa. É sempre importante falar sobre a mudança de hábitos comportamentais tendo como foco a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente. A educação ambiental é fundamental para despertar esta consciência, principalmente, nas crianças que estão em formação. RECURSOS • Encartes de supermercado ou lojas de departamento; • Rótulos de produtos diversos; • Papel sulfite; • Cola; • Cartolina; • Tesoura sem ponta. CONTEÚDOS CURRICULARES • Interpretação e produção de textos; • Oralidade e leitura; • Natureza e Sociedade • Sequenciação; • Seriação; PROCEDIMENTOS • Com toda sala organize um círculo e espalhe os encartes e promova uma conversa. • Em pequenos grupos de no máximo 4 alunos, garantindo que cada grupo tenha alunos com mais informações e alunos com menos informações. É importante que cada aluno trabalhe com o mesmo grupo durante um tempo para melhorar o relacionamento com os colegas. • Individualmente cada aluno terá uma atividade gráfica, onde será feita a colagem da figura que escolheu. Elaboração de um alfabetário. • Trabalhar com os encartes e rótulos, relacionando-os com letras iniciais e finais. • Antecipadamente peça para que cada aluno traga tablóide ou embalagens de produtos variados de seu cotidiano, com as letras trabalhadas no mês. (começar sempre das iniciais dos nomes da turma) • Organizar os alunos em círculo que poderá ser feito dentro da sala de aula ou em qualquer área livre da escola. Colocar a vista, todos os encartes e pedir que observem e respondam, quais os produtos que temos e para que serve (cada aluno responderá sobre o produto de sua escolha), qual o nome do produto (peça para que apontem e digam através do reconhecimento da figura e do logotipo, você já poderá avaliar o nível de conhecimento da sala), qual a letra inicial de cada figura, embalagem e quais outras palavras iniciam com a letra em questão, estes questionamentos deverão ser feitos em uma conversa informal. • Em seguida cada criança escolherá um, e os demais irão para uma Caixa que chamamos de “Banco de rótulos”, As crianças se dividirão em pequenos grupos, onde irão realizar a colagem do rótulo escolhido numa folha em branco. DESENVOLVIMENTO “A criança, desde pequena, pode desenvolver modos de observar o mundo pela apropriação de certos conceitos e habilidades. Tal aprendizado ocorre pela exploração individual ativa e pelo trabalho em grupo, quando as crianças confrontam seus significados e hipóteses.” Zilma Ramos. Fazemos parte de uma sociedade que elaborou sistemas numéricos como forma de atuar sobre o mundo, desde cedo, a criança convive com noções de quantidade nas interações estabelecidas com seus parceiros. Além disso, é possível reconhecer numerais nos canais de TV, no painel do elevador, nas moedas, cédulas, encartes, relógio; utilizando-se depois deles para orientar-se nas situações do cotidiano. Esse projeto pode consolidar essas aquisições, criando situações em que a criança passe a relacionar de modo cada vez mais complexo as quantidades dos objetos que a rodeiam, com base em classificações, seriações, comparações e ordenações bem como, a escrita das palavras e o conhecimento das letras, feitos com a intervenção criteriosa da professora ou com a participação de outra criança. Daí a importância de um projeto didático que favoreça a construção das primeiras habilidades de matematização na escola e ofereça às crianças, oportunidade para trabalhar com diferentes materiais em situações diversas e criativas. Portanto, podem aprender sobre correspondência entre termos, relações numéricas, sistemas de classificação e ordenação, noções geométricas básicas; obter o conhecimento das letras e escrita das palavras, diferenciarem letras e números; conservação dos alimentos, reciclagem, etc. Como ferramenta a serem utilizados na vida cotidiana, contribuindo assim, para o desenvolvimento abstrato e lógico. (...) a criança que ainda não se alfabetizou, mas já folheia livros, finge lê-los, brinca de escrever, ouve histórias que são lidas, está rodeada de material escrito e percebe seu uso e função, essa criança (...) não aprendeu a ler e escrever, mas já penetrou no mundo do letramento, já é de certa forma, letrada. (SOARES 1998, P. 24). Assim, letramento é reconhecer um produto pelo rótulo, identificar o nome de alguém querido numa revista, ver – ler histórias, livros ou gibis, reconhecer símbolos e placas. Pode ser diversão, na medida em que permite estar em contato com o mundo letrado de forma natural e prazerosa. Outras sugestões: • Pescaria de rótulos; • Dentre várias formas de transmitir as crianças às letras do alfabeto, poderíamos utilizar atividades lúdicas e não realizar nenhuma atividade gráfica. Mas devido á expectativa dos pais em relação ao aprendizado dos filhos, a professora poderá elaborar o dicionário de rótulos ou figuras, que reúne o lúdico com o gráfico, tornando assim mais prazeroso o aprendizado. CULMINÂNCIA • Exposição do dicionário; alfabetário; jogos e outras atividades relacionadas à temática; • Apresentação de uma música sobre o projeto; • Simulação de um supermercado, onde os alunos poderão estar vendendo os seus produtos para as crianças das outras turmas. REFERENCIAS Educação Infantil: fundamentos e métodos. Zilma Ramos de Oliveira. _ Cortez, 2005. _ (Coleção docência em formação). Pág. 236. Educação Infantil: Saberes e Fazeres da formação de professores/Luciana Ostetto, (Org.). _ Campinas, S. P: Papirus, 2008. -_ (Coleção Ágere) P. 100.